quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"Mundo versus Mosquita"


Quando passei para o 10ºano decidi-me pelas Ciências, gostava de enfermagem, mas abandonei o meu verdadeiro sonho: ser arqueóloga. Só ouvia coisas do género: "Deves andar a sonhar com múmias!", " Não vais arranjar emprego, "Vais acabar numa caixa de supermercado!", "Isso não dá nada! Desce à terra e pára de sonhar!"...e pronto dei ouvidos aos outros. A verdade é que me safei nas ciências e na matemática, mas não é algo que me fascine a cem por cento. Eu não adoro Biologia e muito menos Química! Deixei de saber o que queria, mas passei a saber o que não queria! Não quero Engenharias, não quero Matemática, não quero Química. Acabei por voltar ao inicio e decidir-me pela Enfermagem. Sei que está tudo um caos, que não ganham bem, que há muitos desempregados e mais umas tantas coisas...mas no meio de tanta coisa, acho que é a única que me faz feliz! Eu gosto de falar, gosto de estar com pessoas, gosto de as ouvir, gosto de cuidar de toda a gente...por isso acho que não me podia imaginar numa profissão melhor. No entanto, após uma conversa sobre universidades, resolvi pesquisar sobre as notas de acesso e eis que me passei por completo. Antigamente, podias candidatar-te ou com matemática ou com biologia ou com química...mas, precisamente no ano em que eu vou para a universidade, tudo mudou! Agora ou é biologia ou biologia e matemática ou biologia e química. E vocês perguntam: Qual é o problema? O problema é que eu fui às duas fases do exame de biologia, na segunda consegui manter a nota, mas, assim só entro na universidade na 2ºfase. Resumido: para além do exame de português, matemática e química (melhoria, pois desci no exame) que já tinha de fazer...ainda vou ter de passar Julho todo a estudar que nem uma maluca para ter uma nota decente à disciplina obrigatória de candidatura! Se estou chateada? Obviamente que não! Estou FURIOSA com esta treta toda! Além do mais fiquei com a sensação que a UMinho não vale nada...curiosamente, é para onde me vou tentar candidatar.

Mosquita

4 comentários:

Fabi disse...

A parte do ficares confusa, é completamente normal...assim como vai ser normal nos primeiros tempos de faculdade achares que estás no curso errado e que definitivamente não era aquilo que estavas à espera...
A UM tem Enfermagem? Cá no Porto sei que há, e até tenho uma miga minha que está lá. Em Coimbra também tem, e também tenho lá gente. Se precisares de saber alguma coisa é perguntares que eu tento saber :)

Sara disse...

Obrigada pela ajuda! Por acaso a UM têm, também têm Medicina! Eu gostava de ir para o Porto, mas para além de ficar mais caro...é um bocado longe, o que implicava ir de carro até à estação de Comboios, apanhar o comboio e depois o metro, tornava-se bastante cansativo!

Fabi disse...

Tenho duas pessoas da minha turma que vêem de Guimarães todos os dias, mas, acho que nesse caso compensa mais ficar lá. Alugar um quarto e passar a semana e depois ao fds voltar para Braga.
Não tinha ideia que a UM tinha esses 2 cursos ehehe

Sara disse...

Por acaso têm e acho que a nota de Medicina é a mais alta a seguir à do Porto!